-->

Será que a 'Síndrome da Terceirização' chegou na Fundação Sanepar?

Diz lá no site da Fundação Sanepar que ela “tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças de seus beneficiários, através do atendimento médico, hospitalar e odontológico, em conformidade com o estabelecido no regulamento do Plano SaneSaúde e na Lei 9.656/98”.

Pois bem... Sabendo disso, ficamos com uma pulguinha atrás da orelha quando recebemos uma cartinha da Fundação, datada do dia 06 de janeiro, anunciando a parceria com a empresa Semeando Saúde para oferecer aos beneficiários um programa de acompanhamento, orientação e o correto encaminhamento às necessidades de atendimento à saúde do sanepariano.

O que nos intriga é que a Fundação já possui um programa muito semelhante. Está lá, no site deles: “em maio de 2008, foi lançado o Programa de Medicina Preventiva do SaneSaúde, "Viva com mais saúde", inicialmente com o programa "Saúde da Mulher", em junho de 2009, o programa "Saúde do Homem", em março de 2010, o programa "Motiva" de atendimento personalizado a portadores de doenças crônicas para Curitiba e região metropolitana e em dezembro de 2010, o programa "Novos ares, nova vida!", atual programa "Respire" , que objetiva auxiliar os tabagistas no combate do vício”.

E aí, o que justifica essa nova parceria? O Saemac não é, de forma alguma, contrário à programas que tragam benefícios aos trabalhadores, mas isso nos parece uma forma de terceirizar a responsabilidade. Se a Fundação Sanepar não tem condições de, sozinha, oferecer aos beneficiários um programa que cuide dos aspectos físico, emocional e social, então algo está errado.

Há muitas maneiras de disfarçar uma terceirização. Seria esta mais uma delas? Além disso, é preciso lembrar que toda e qualquer parceria traz custos. E mais custos, naturalmente, aumentam o tamanho da folha de desembolso da Fundação. Adivinha quem vai acabar pagando por isso? O contribuinte, claro! Não bastassem os aumentos anuais, mais essa!

O sanepariano já paga caro demais por um plano de saúde, dito o ‘melhor do país’, mas que não possui profissionais especializados, muito menos convênios em vários pontos do Estado. Se este for o melhor plano, temos até medo de imaginar o pior! A Fundação Sanepar está deixando a desejar em vários aspectos e isso nos preocupa. Daqui a pouco, será melhor ser atendido pelo SUS.

Confira na íntegra a carta que anuncia a nova parceria da Fundação:

1 comments:

Para mim a terceirização é um atestado de incompetência por parte da empresa. Como é sabido, a economia é mantida pelo giro de capital, cada empresa que realiza um processo, soma ao produto seu percentual de custo e de lucro, quanto maior o número de empresas que o processo passa até chegar ao consumidor final, mais caro será o produto.

Postar um comentário