-->

Funcionário da Sanepar morre em acidente em estação de tratamento

Um funcionário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) morreu em um acidente na Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu, no bairro Cajuru, em Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (9). Ele caiu no reservatório quando fazia a verificação da estação de tratamento e se afogou, por volta da 1h40. Romilton José João, 53 anos, era agente técnico e trabalhava na empresa desde 1984.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estiveram na estação durante a madrugada. De acordo com a Sanepar, o local será periciado para que se possa descobrir como ocorreu o acidente.

A Sanepar divulgou nota oficial lamentando a morte do funcionário e informou que está prestando apoio à família.



O Saemac também gostaria de, primeiramente, expressar nossos pesares à família do companheiro Romilton José João e relembrar que esse não é um caso isolado. Em agosto de 2010, outros dois funcionários da Sanepar de Guarapuava também foram encontrados mortos no local e horário em que estariam exercendo suas funções.

Sabemos que essa é uma atividade de alto risco, mas parece que a Sanepar não reconhece isso. Nem sempre esses trabalhadores são tratados da maneira que merecem, por arriscar suas vidas à serviço da empresa.

Só podemos, infelizmente, lamentar profundamente o ocorrido e continuar lutando por melhores condições de trabalho para todos os saneparianos.

Assim que tivermos novas informações sobre o caso, atualizaremos esta matéria.

9 comments:

Lamentamos muito pela morte do nosso colega, espero que seja investigado o fato para que isso não volte a acontecer, pois o risco das nossas ETA's é enorme, se isso aconteceu numa ETA do porte da Iguaçu com toda sua estrutura, imagina o que pode acontecer nos sistemas do interior onde muitas ETA's possuem uma estrutura de segurança precária, sem contar no fato das escalas exaustivas do interior onde muitos operadores têm que trabalhar em áreas de alto risco com sono, pois na escala, ele não tem muito tempo para regular seu relógio biológico.

Primeiramente a família os meus pesares. Mas pelo que fiquei sabendo essa notícia não está completa. O funcionário vitimado, estava mostrando as funções a um funiconário recém contratado ou novo na estação. Quando a tragédia aconteceu... Mas lógico que isso não muda muita coisa, mas mostra como a empresa SANEPAR é irresponsável para com os seus... lamnetável...

Profundamente lamentavel a morte do colega Romilton...que Deus de muita força a toda a sua familia e que nos Saneparianos possamos sempre buscar melhorias e orientação para que não ocorra mais acidentes quaisquer em nossas atividades.PAULO LOPES

A segurança em ETAs e ETEs está muito fraca... sou operador de ETE.. trabalho em escala 6x4 muitas vezes tenho situação de risco pois trabalho a noite em cima de RALFs.. o sindicato poderia cobrar mais a nossa segurança

Boa Vista da Aparecida está de luto pela morte de ROMILTON, pois além de ser um boavistense, foi um dos primeiros funcionários da SANEPAR de Boa Vista da Aparecida, onde construiu um grande círculo de amizade e constituiu uma família. Um ser humano ímpar, um esposo e pai exemplar, um avô amoroso e , com certeza, um colega e amigo inesquecível.
Que Deus dê forças para a ISOLDE, para que ela continue a MISSÃO de ter a família sempre unida como ele sempre quis e batalhou para isto.
Que a SANEPAR reveja a questão de segurança e reconhecimento destes VALIOSOS TRABALHADORES que cuidam deste líquido tão precioso.

Bem lembrado sobre essa situação das escalas, pois, fadiga + alto risco + condições precárias= ACIDENTE.

Onde ainda não tem escala 6 X 4, é 5 X 1 ou 4 X 1, ou seja, trabalhar de madrugada, de manhã, de tarde e de noite, e apenas 01 dia para descansar e repor o sono é impossível, é acidente na certa!!!

Aqui na minha regional e acredito que na maioria é assim também:

- Não existe treinamento para novos operadores, só é repassado o que o antigo aprendeu, ou seja, se ele aprendeu errado ele ensinará errado e assim sucessivamente;

- Visitas de escolas, o operador tem que abandonar a operação para atender sozinho dezenas e até centenas de crianças num ambiente altamente perigoso, com produtos químicos e gases tóxicos, além do risco de quedas e afogamentos.
Essa é a Sanepar que não aparece no Bis on line ou nos discurssos demagogos, só é notícia quando a tragédia vem a tona.

Primeiramente quero aqui deixar meus sentimentos à família.
O descaso que a cia. trata seus funcionários, está provocando seus piores reflexos. Ano passado foram dois companheiros e sequer o caso foi investigado a profundo, lamentavelmente agora outra morte. A segurança sempre foi deixado em segundo plano pela SANEPAR, trocam-se serviços de qualidade por serviços inferiores (apenas para ter menor custo, coloca-se operadores à exaustão e assim a riscos que podem levar a consequências fatais - como a que seguiu - enquanto não houver uma ação eficaz, quer seja por medidas maiores (leis), responsabilizando os tomadores de decisões, a SANEPAR dará, certamente sequência a casos como o que aconteceu. Mudanças devem ser tomadas!!

Hoje está completando uma semana desse trágico acidente na ETA Iguassu com o nosso colega Romilton, será que temos alguma novidade sobre o caso? Como aconteceu? Pq aconteceu? Como poderia ter sido evitado? Outros funcionários tbm correm o mesmo risco? O que a Sanepar tem feito sobre o ocorrido?

Estamos aguardando respostas!!!

Postar um comentário