-->

Sanepar apresenta 2ª proposta para o ACT 2012-2013

Na tarde de ontem (10), os sindicatos que representam os trabalhadores da Sanepar estiveram reunidos com a diretoria na sede da empresa em Curitiba. Na reunião, foi apresentada a 2ª proposta para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que, apesar de ter avançado, não contemplou as expectativas dos saneparianos. 


O reajuste salarial oferecido continua baixo: inflação (5,47%) + aumento real de 2%. O abono, por outro lado, melhorou: R$1.500,00 linear + 80% do salário nominal. Analise abaixo toda a proposta:


Diversas promessas ficaram condicionadas ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), que estaria sendo proposto pela Sanepar para vigorar a partir de julho deste ano, porém a empresa, apesar de afirmar que tem a aprovação do Conselho de Administração (CAD), não se dispôs a assinar um termo de compromisso garantindo a implementação do referido PCCR.




Os sindicatos da categoria se reúnem hoje (11) às 10h para analisar a proposta da empresa e tirar um encaminhamento para as negociações. O resultado desta reunião será publicado aqui no site do Saemac.

76 comments:

Esperaram tanto para oferecer +1%?
Continua ridícula como a primeira proposta!!!

GREVE JÁ!!!!

Estão loucos!, essa probosta não serve para nada ,queremos 20% de aumento 1 ppr para este mes,e nem pensar em bancos de hora, vamos enfrentar essa diretoria , que so sabe elogiar e mais nada.

Primeiro 1%, agora 2%, se não aceitarmos a próxima será 3% e assim até nos vencer no cansaço!!!

Vamos nos MOBILIZAR.

Aproveitar essa festa do trabalho para protestar.
Os sindicatos devem se unir p/ apoiar protestos no dia do trabalho contra essa ofensa a nossa inteligência.

Como sempre estão tentando nos enrolar misturando PCCR com ACT, uma coisa não tem nada a ver com outra, não caiam nessa mentira, não há prova nenhuma desse 20% de reajuste que eles alegam que "poderão" ganhar.

E o PPR???

Continua os míseros 8,7%???

ACT - 2%???

PCCR - ??? Uma grande incógnita que ninguém sabe como e se vai funcionar.

BELA VALORIZAÇÃO!!!

Sinceramente não agradou.
Nem o que postaram na intranet porque não tem como saber qual será o ganho de cada um.
Já que não se comprometeram com o Plano de Cargos, a vontade é de não aceitar, pois só temos certeza, até o momento, do ganho de 2%.

A empresa quer a todo custo vincular o plano de cargos ao acordo coletivo, porem não quer nenhuma vinculação de obrigação para com sua implantação. ou seja aceitamos uma péssima proposta para o (ACT) e depois eles decidem se cumprem ou não o (PCCR).
infelizmente plano de cargos na Sanepar nunca funcionou. vejo mais uma manobra da direção da empresa para forçar a aprovação do (ACT) com promessas de (PPR) e (PCCR).
Temos que pressionar esta diretoria agora, caso contrario na próxima proposta ela ira oferecer 2% mais um nariz de palhaço para cada um de seus trabalhadores. GREVE JÁ, GREVE AGORA !!!!!

E O PPR????? nINGUEM FALA NADA???

pARA VARIAR ESTÃO MISTURANDO ACT COM O TÃO FALADO PCCR(???????) QUE NA VERDADE NINGUEM SABE SE SERA IMPLANTADO OU NÃO... E MUITO MENOS COMO IRA FUNCIONAR.....
nAO SE DEIXEM LEVAR PELOS r$1.500 DO ABONO, POIS ESTE É SOMENTE UMA VEZ NO ANO... E O RESTO DO ANO FAZEMOS O QUE?????? POIS DINHEIRO É NECESSARIO TODOS OS MESES.....

NÃO VAMOS ACEITAR ESTA PROPOSTA.... 2% É POUCO... MERECEMOS MAIS!!!!!!

Sindicato:
Vamos lutar p/ melhorar a proposta da empresa no ACT.
Vamos exigir a garantia da Empresa na implantação do PCCR,e nos informando detalhadamento o impacto deste PCCR nas faixas salarias de cada empregado.

não melhorou nada ! uma verdadeira vergonha essa proposta. a sanepar esta atrazada perto de outras empresas públicas
essa proposta é absurda e ridícula

Se querem misturar PCCR com ACT que expliquem ele na integra... e que se comprometam a por em prática o que dizem... Continua obscuro o PCCR e está c/ cheiro de enrolação (ainda mais agora que estão querendo misturar c/ ACT)!!!!

é ta escuro ainda ta muito embaçada a coisa .
NÃO ,NÃO E NÃO pra essa proposta por mim os sindicatos ja deviam reprovar ai mesmo e ja com indicativo de greve...

COMPANHEIROS NÃO SE ABISMEM COM ESTA PROPOSTA, AFINAL DE CONTAS ALGUÉM TEM QUE PAGAR A CONTA DOS CARGOS GERADOS NESTA ADMINISTRAÇÃO. AFINAL, SOMOS UMA EMPRESA DE CABIDE DE EMPREGOS POLÍTICOS. AGUEM AINDA IMAGINAVA O CONTRÁRIO ?

GREVE, GREVE, ESTA É A RESPOSTA.

Bom Dia!

Ganho de 2%?
Banco de Horas?
Pccr?

É simplismente um absurdo está proposta da empresa, em se tratando de banco de horas, vc's acham que eu vou trabalhar dois domindos, para obter uma folga na semana? é isso que eles estão querendo implantar?
2% de ganho real num sálario de 920,00 nossa é uma grande diferença!

realmente não dá para entender !!!!

Caro Saemac
Fiquei com uma dúvida.Peço, por favor, que me esclareçam.
Quando o então governador Requião estabeleceu que o PPR fosse pago de forma linear, não ficou também estatuída a porcentagem que seria paga?
Sim, porque em matéria anterior, vi aqui no site que nos anos anteriores nos foi pago 25% do que é repassado aos acionistas.E que nesse ano nos seria repassado apenas 8,7%.Ou seja,se continuar dessa forma, eles podem nos pagar 0,0001%, e estarão cumprindo a lei!!
Sei que a princípio isto não é objeto de discussão do ACT, mas,acho que esta dúvida paira na mente de todos os colegas na empresa hoje.
Desde já agradeço.

Ano passado a promessa era que o Plano de Cargos fosse implantado no máximo até fev/2012 (dentro do acordo coletivo fechado).... este ano estão vindo com a mesma história... vai chegar julho e não vão implantar o Plano, assim como não implantaram dentro da vigência do último acordo fechado, conforme prometido. E depois que passar a eleição não terão mais interesse em melhorar a condição. Greve já! p/ ontem

Essas pessoas q ficam atraz da mesa, no ar condicionado, não sabe oq é realmente trabalhar na sanepar, é um trabalho pesado q fazemos p sustentar nossa familia... esse pessoal de terninhu deveria ter vergonha de oferecer a um pai de familia 2% de reajuste, isso num paga nem o leite da minha filha... ainda nem tive coragem de falar p minha esposa esse absurdo...

Espero que não se acovardem para fazer realmente uma greve,pois de covarde já dar para ver que a empresa esta lotada !

MAIS UMA VEZ ESTÃO TENTANDO NOS ENROLAR, E INFELIZMENTE, ALGUNS COLEGAS ACHAM QUE É VANTAJOSA, VAMOS POR A MÃO NA CONSCIÊNCIA E RELEMBRAR ALGUNS FATOS, O PCCR (É A MAIS PURA ENGANAÇÃO, NEM ELES MESMOS SABEM COMO VAI FICAR, NÃO ENTENDO COMO O CAD APROVA UM NEGÓCIO E A ADMINISTRAÇÃO NÃO IMPLANTA), JÁ ESTÃO COLOCANDO OS 2 STEP´S DE JANEIRO E FEVEREIRO JUNTO COM O GRANDE AUMENTO DE QUASE 20%, GENTE OS DOIS STEP´S FOI PELA AVALIAÇÃO DO ANO PASSADO, NÃO TEM NADA A VER COM ACT OU GANHO REAL, É ENROLAÇÃO.

VAMOS MANTER O FOCO, A C T, O QUE É, ACT É ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, É A UNICA COISA GARANTIDA, O TAL PCCR NÃO É GARANTIDO, NÃO SEJAM ILUDIDOS, ELE É IGUAL AO PPR, ELES DIZEM QUE VÃO DAR UM VALOR E NA VERDADE DÃO A MIGALHA QUE QUISEREM.

OU PORQUE ACHAM QUE NÃO QUISERAM IMPLANTAR JUNTO A UM TERMO DE COMPROMISSO COM O ACT, ELES NÃO SÃO BURROS, SE ASSINAM JUNTO TEM QUE IMPLANTAR.

PURA MARACUTAIA, OU SERÁ QUE TEM OUTRO NOME PARA O FATO DE MAIS UMA VEZ ACHAREM QUE OS FUNCIONÁRIOS SÃO IDIOTAS AO PONTO DE ACEITAR UMA MIGALHA DE PÃO SECO E FICAR ESPERANDO A BOA VONTADE DE ALGUÉM, QUE NEM AO MENOS TEMOS CERTEZA DE QUEM SERÁ, ASSINAR O REFERIDO PCCR, VAMOS LEMBRAR ALGUNS ANOS ATRAS, AINDA ESTAMOS BRIGANDO NA JUSTIÇA O DIREITO DE AVALIAÇÃO DO PCCS, COMO SEMPRE QUE TOMA NA CABEÇA SOMOS NÓS, VAMOS ACORDAR, CADA COISA EM SEU TEMPO, NEM QUE DEMORE UM OU DOIS DIAS A MAIS.

A C O R D A S A N E P A R I A N O!

OU TEM ALGUÉM QUE NÃO PRECISA PAGAR 16,5% DE AUMENTO NA CONTA DE AGUÁ, OU TEM ALGUÉM QUE NÃO FICA ORGULHOSO DE TRABALHAR EM UMA EMPRESA QUE QUASE DOBRO O LUCRO LIQUIDO EM UM ANO.

EU TENHO!!

POR ISSO LUTO PELO RECONHECIMENTO DE MEU TRABALHO!!!!

não podemos nos iludir com o tal
"pccr"; devemos lutar por ganho real! por mim é não!não!não!!!!
para essa "proposta" desanimadora!

Sindicato, gostariamos de saber o que foi acertado na reunião entre os sindicatos hoje as 10h?
Pois essa diretoria é cheia de dizer que fez o prometido, mas sinceramente, tire os 7,5% de aumento, ou seja, 12,5% será a media, mas isso para o inicial da empresa. Os mais velhos de casa tem que levar na cabeça sempre..... vamos parar com essa palhaçada....
pois depois que a gente se aposenta, nao ganha-se abono algum, ou seja, o salario é a mesma mereca.....
GREVE JÁ.....

Essa diretoria está achando que está lidando com um bando de ignorantes, colocou logo pela manhã o Plano de Cargos na Intranet antes mesmo dos sindicatos divulgarem algo em relação à reunião de ontem à tarde! Esse diretor é esperto! Primeiro jogou o 1% de aumento e saiu de férias, deixou todo mundo p da vida e vazou, agora voltou com mais essa proposta idiota e no dia seguinte coloca o Plano de cargos na intranet que não dá absoluta certeza de nada! O que esse diretor pensa que somos? Palhaços? É bom os companheiros ficarem de olhos abertos, plano de cargos é uma coisa, acordo coletivo é outra! Eles lançaram o plano de cargos para dar um cala boca na galera, para todo mundo ficar feliz mas na realidade o buraco é mais embaixo! Sr diretor, o sr. não está lidando com idiotas!

Só no papo e negociações não vamos chegar a lugar nenhum todos nós sabemos disso... não querendo bancar o pessimista aqui, eu já sabia que a segunda proposta seria esse escárnio sobre nós, e a terceira proposta, se houver é claro, será uma continuidade da novela irônica dos saneparianos que tem duração de 12 mêses dividida em vários capítolos de mentiras e enganações. Pasmem amigos!!!

PCCR SEM ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO GARANTIDO DE IMPLEMENTAÇÃO E NÃO TRAZENDO NENHUMA VANTAGEM PARA EMPREGADOS ANTIGOS. MESMO COM IMPLANTAÇÃO DO PCCR COM GANHOS DE EM MÉDIA 20% PRÁ QUEM? DESTE JEITO VALERÁ A PENA FAZER CONCURSO E ENTRAR NOVAMENTE NA EMPRESA PRÁ GANHAR UM POUCO MAIS. PROPOSTA RIDÍCULA.

"PCCR vertical baseado em merecimento" = APOIO POLÍTICO!

Onde está o PPR?? Prq a empresa fala tanto em abono, e nada no PPR?

20% de aumento é algo mascarado, pois 2 steps que ganhamos este ano eram referentes ao ano passado!!

GREVE JÁ!!!!!!!!

BLA BLA BLA... Abram os olhos...
20%, certo? vamos la...
nesses 20% está incluso 2 step referentes a 2011 = (3,726%)
proposta act = 7,47%
somando isso temos = 11,2%, sem contar que desse montante, 5,47% é inflação.
subtraindo esses valores, considerando então o "aumento MEDIO" de 20% (que não temos garantia nenhuma), o PCCR vai proporcionar aumento real menor que 9%.
ontem abriu o edital da corsan, salario inicial $1.339.
Creio que merecemos mais que isso.
eu nao quero churrasco no dia do trabalhador, quero dinheiro no bolso! uma boa forma de protesto é boicotar esse churrasco...

pra mim esta bom... vou aceitar a proposta... quem elegeu esse governador e sua trupe que se vire agora!!!

Duas matérias no Bis Online em menos de 24 hs.

Querem que aceitamos os míseros 2% de ganho real, mas o valor da minha tarifa de água com os dois reajustes (cerca de 32%) e esgoto dobrou no governo Beto.

Pq o o nosso salário não tem uma correção digna?

As promessas do novo plano registrado em cartório (assim como o Beto fez com seu plano de governo) mais uns 150 reais linear na folha de pagamneto e um vale de 665 poderemos deixar a greve para uma outra oportunidade!

pessoal , vamos ter a consiencia que isso é apenas um acordo salarial ..., não vamos misturar acordo de salario com plano de cargos e salario (pccs)....... nos não queremos saber se é 20% de aumento com steps ou coisa tal ... sanepar parem de burrice .. alem do mais nós da sanepar não somos cachorro .

O item 7 é um absurdo! Por que os Operadores das Estações de Tratamento de Água de outras unidades não podem usufruir da escala 6x4? Os operadores em peso devem aderir a paralização.

SAEMAC, acredito que outros operadores de ETA querem saber como devemos proceder para que a escala nas outras unidades sejam realizada assim como é em Curitiba. Os operadores ds outras unidades não tem o mesmo direito?

Como se explica 118 milhoes para os acionistas e,em contrapartida, uma esmola pra nos?

Circo Sanepar: Aqui o palhaço é você!

O QUE SE DISCUTE NESTE MOMENTO É O ACORDO COLETIVO E NÃO O PCCR. ESTRANHO QUE ESTE TÃO PROMETIDO PCCR SEJA APROVADO PELO CAD NO DIA DE UMA PROPOSTA DE ACORDO COLETIVO. A DIRETORIA, DISSIMULADA COMO É, QUER CRIAR UMA FALSA IDÉIA DE GANHO SALARIAL. A PROPOSTA DEVE SER REJEITADA E ESTA DIRETORIA DEVE ENTENDER QUE O CORPO DE FUNCIONÁRIOS QUE ELA POSSUI, PENSA. SER FUNCIONÁRIO DA SANEPAR PARA DIRETORIA NÃO É SINAL DE INTELIGÊNCIA, A JULGAR PELOS ABSURDOS QUE ESTÃO NOS OFERECENDO. ESTA PROPOSTA NÃO MERECE SER DISCUTIDA.

Mais uma vez criando uma mistura! ACT x PCCR
O acordo era pra ser firmado em MARÇO. A Empresa paga retroativo, mas não paga a correção monetária! Que Acordo Coletivo é esse que vincula ao Plano de Cargos (PCCR)? Que falta de bom senso! É de conhecimento q temos um Concurso em andamento (Editais publicados em 20/03/2012). O salário inicial para cargo de Nível Médio é de R$ 994,94. O PCCR q está sendo proposto a partir de julho/2012 propõe o salário de R$ 1.150,00 (acréscimo de 16%). Para cargos de nível Técnico o salário inicial no Edital é de R$ 1.639,84, a proposta do PCCR é de R$ 2.000,00 (acréscimo de 22%). Para cargos de nível superior o salário inicial no Edital é de R$ 2.887,62, a proposta do PCCR é de R$ 3.518,00 (acréscimo de 22%). Por que os SALÁRIOS de nível Médio não têm o acréscimo também de 22%? Não chega a 2(dois) salários-mínimos o piso inicial de um empregado de nível médio (operacional) na Sanepar. Que vergonha!

Que bomba... "bela proposta da empresa". Fica condicionado a um PCCR?? Pelo que entendi na BIS, esse PCCR só ira beneficiar os empregados novos... Os velhos que passem fome.

Fica dificil aceitar alguma coisa com a incerteza de valores do plano de cargos, essa diminuicao do valor de distribuicao do PPR tb teria q estar em pauta, tirando a ligacao de agua q baixou de 155,23 para 62,20 todos os servicos subiram em media 180%. Nao podemos concordar com isso, se a empresa teve 7 anos de perdas, observem a qtos anos estamos perdendo. Quando entrei na empresa eu ganhava 3 salarios minimos, hoje nao chega a 2. Triste isso, mas os concursos estao ae o jeito é pular fora mesmo.

NAO DÁ PRA ACEITAR ISSO NÃO!!

TEMOS QUE NOS UNIR E LUTAR POR UM ACORDO COLETIVO DIGNO!!!

GREVE, VAMOS LÁ!!!

Proposta ridícula, estão esfregando na nossa cara como nos acham ignorantes, greve já, mas o que adianta na minha regional pelo menos a maioria se acovardará para uma atitude radical porém vantajosa no futuro como a greve.

Caros colegas..A matemática eh simples.. está sendo informado aos 4 ventos que o reajuste eh de 20%.. porém oque está em letras minusculas que PCCR+ACT, ou seja 7,78% + +/-12% de PCCR.. somos tachados de idiotas por essa diretoria...temos que pressionar nosso representante no CAD, ele eh o responsável por ser no elo de ligação ente a diretoria e nos funcionários..e oque ele fez???NADA!!! saneparianos temos que mostrar nossa união, só assim seremos respeitados!!

NÃO MELHOROU E MUITO MENOS RESOLVEU,

2% PRA UMA EMPRESA EM QUE O LUCRO CRESCE 83% E VAI CRESCER MAIS AINDA ANO QUE VEM É UMA OFENSA AOS TRABALHADORES QUE TAMBÉM IRÃO PAGAR PELO AUMENTO DA TARIFA NOVAMENTE.

E O PIOR, TEM GENTE ACREDITANDO QUE ELES ESTÃO CUMPRINDO COM A PROMESSA DE VALORIZAÇÃO, 20% NÃO SEI AONDE, SÓ SE FOR NO BOLSO DELES, ESSE PCCR É PURA ENGANAÇÃO PARA EMPURRAR ESSA PROPOSTA ABSURDA DO ACT.

Engraçado que o nosso PPR ainda não entrou na pauta de negociação. Será que a diretoria quer nos enganar repassando 8,7% de PPR para os funcionários enquanto a porcentagem do lucro dos acionistas aumentou? Sera? Um "grande" aumento real de 2%, e como sempre querem nos comprar com um abono de r$1500,00. Acho que eles ainda não entenderam que nós não precisamos pagar nossas contas apenas em dezembro. Caros colegas, a hora de reivindicarmos um aumento digno é agora, se aceitarmos uma proposta como essa jamais conseguiremos algo melhor.

saneparianos....acordemmmm a era Lerner esta de volta....este e o governo do PSDB... só vai aumentar o abono e vale alimentação, vocês já viram algum aposentado da Sanepar recebendo abono e vale alimentação...com certeza não, pois nos vamos aposentar no futuro com que estiver na carteira de trabalho, então lute por ganho real......diga não a essa proposta vergonhosa...diga não a esses politiqueiros que estão ai na gerencia da empresa.

Teremos de lutar por um valor fixo tipo 200 reais (de ganho real) a mais no salário de cada funcionário.

200 reais equivalem a aproximadamente 20% sob o salário inicial do sanepariano mas será algo como 1, 2 ou 3% para quem esta no topo e ganha 10, 15 ou 20

isto é o possível e já aconteceu no governo Requião.

Sanepar... FAÇA JUSTIÇA E OLHE MAIS UMA VEZ (primeira nesta direção) PARA OS MENOS FAVORECIDOS!

nesse pais só se ganha alguma coisa atraves de muita luta....greveeee jaaaaa......vamos mostrar pra essa diretoria lernista, que são os funcionários que estão por trás desses excelentes resultados que a sanepar vem tendo nos últimos anos, porque não somos valorizados, porque não fazemos greve gente....greve já....acordem.

Não sei se sou tão burro assim.
Vejamos: O salário inicial hoje na Sanepar é em torno de R$950,00. A este valor se soma o Adicional do ACT que é de aproximadamente R$ 80,00.
Então o salário inicial real é de R$1.030,00, certo?
Agora, temos os incríveis 7,58% de reposição, o que elevará o salário inicial para +- R$1.108,00. Isto por que se entendi direito o Adicional do ACT, que é o código 106 será incorporado no código 100.
Agora vejamos. Para o nível médio, a previsão é que com o PCCR o valor seja R$1.150,00.
Então se pegarmos os valores de R$1.108,00 (que seria o salário de Abril, já com o aumento) e dividirmos por R$ 1.150,00 (que será o valor inicial), teremos um aumento real gerado pelo tal PCCR de 3,65%.
Ou seja o ganho real que teremos com a implantação do novo plano será somente de 3,65% para o nível médio (popularmente conhecidos como Orelha Seca).
Já se aplicarmos os mesmos cálculos para os níveis de Técnico e o Superior, este percentual será maior. Daí é que o valor médio de "ganho" seria de 20%.

Será que sou tão burro ou tem alguém fazendo as contas erradas.

Outra coisa que ninguém está se atentando é que o PPR, que deveria premiar a eficiência dos colaboradores da SANEPAR, este ano está sendo menor que o do ano passado. Em hipótese alguma podemos aceitar que esta gestão faça como na gestão do Jaime Lerner e extingua o PPR, adotando o Abono de 80% + R$ 1.500,00 como um cala-boca.


Até quando deveremos aguentar.
Que os sindicatos efetivamente cumpram com a sua função de defender seus associados e não aos patrões.



OBS. Gostaria de comentar como anônimo

Vocês leram a notícia do plano de carreira na intranet?
Está escrito lá, com a palavra do presidente, que vai haver 20% de aumento p/ todo mundo (somando o ACT com o plano de cargos).
Não sou pelego, mas quando recebemos 20% de aumento na história da empresa? Não era isso que todo mundo esperava?
A diretoria não ia ser louca de anunciar isso, com a palavra do presidente, e depois não cumprir.
Acho que é só a gente exigir mais informação sobre esse plano, e aí aceitar a proposta da empresa.

O pior de tudo isso é a Empresa nem analisar outros aspectos. Como por exemplo, nem foi falado em penosidade para agentes de campo...etc. Não podemos aceitar esse absurdo. Esse lucro todo que e Empresa conquistou é graças ao empenho de nós funcionários, porém não somos lembrados na hora de uma recompensa salarial. GREVE URGENTE!!!

Ano passado a casan oferecia 1265, hoje a corsan abriu concurso com 1336 de piso inicial. Onde estamos diretoria

Essa proposta soa como ofensa a nossa inteligência.
INCP + 2% de ganho real? GANHO REAL? Realidade virtual?
Falam em aumento de 20% nos salários de 95% dos funcionários porém de uma forma muito nebulosa e mal explicada, condicionada a aprovação e implementação do PCCR que ninguém sabe como será e que benefícios reais irá trazer.
E o PPR? O lucro da empresa teve aumento de 83%! Isso significa que teremos um valor maior na divisão! Será? Ou só acionistas terão esse privilégio?
Nesses anos de Sanepar (6 até agora) não vi um momento tão propício para lutar pelos nossos direitos e os sindicatos mostrarem seu valor diante da classe.
Até quando vamos tolerar a falta de respeito com o colaborador? Se tem alguém aqui que luta por esta empresa somos nós!
E para onde vai o nosso esforço? Para o bolso dos acionistas!
Pois bem... vamos nos unir por esta causa! Vamos nos engajar por este direito que é nosso e vamos mostrar que a verdadeira Sanepar somos nós!

Eu não acredito nesse PCCR, quero a garantia de valorização já!!!

Ganho real agora, pelo menos 20% no ACT, sobre o PCCR conversamos depois!!!

Do jeito que está indo, nas próximas eleições p/ governador qualquer um da oposição que se candidatar terá a garantia dos votos dos saneparianos e seus familiares, pq esses mentirosos do PSDB, nunca mais!!!!!!!!!!!

-Na intranet: "Presidente destaca reajuste médio de 20%" e diz estar cumprindo a promessa de valorização.

MENTIRA!!!!!!!!veja porque:

O reajuste é de 2%, são 2 steps(3,7%)que já recebemos e que a empresa estava nos devendo do ano passado!!! 5,47% do INPC que é obrigação por lei da empresa pagar, ou seja, 2%+3,7%+5,47= 11,17% ja são nosso garantidos independente do acordo, é OBRIGAÇÃO da empresa pagar, o resto é do tal PCCR que nem existe, pode ganhar ou não(duvido que ganhemos algo), não estão valorizando ninguém, estão mentindo discaradamente, passou dos limites do bom senso, estão nos empurrando pra greve.

VERGONHOSO, PQ NÃO FAZEM A PARTILHA IGULA , OFEREÇA,ISSO A ELES PRA VE SE ELES ACEITAM.

VERGONHA , VERGONHA, VERGONHA...
ESPERO QUE O SINDICATO NEM COLOQUE EM VOTAÇÃO E RECUSE IMEDIATAMENTE ESSA VERGONHA.

GREVE JÁ!!!

Há alguns anos atrás a empresa já nos enrolou com essa história de PCCS e ACT e ficamos penando por 6 anos, todos conhecem o fim da história, salários defasados e um PCCS desastroso e fracassado, o maior fiasco da empresa com os funcionários, e estão tentando repetir essa novela, não vamos deixar, GREVE JÁ.

ATENÇÃO SANEPARIANOS

Se aceitarem essa proposta, eles irão se vangloriar(e já estãofazendo) na mídia dizendo que valorizaram todos os funcionários e que todos estão satisfeitos, por tanto, pensem muito bem se vc está se sentindo valorizado numa empresa que lucra 83% e irá lucrar mais ano que vem graças ao seu suor e eles te dão míseros 2%, pra depois não se arrepender.

Bom Dia Nobres Colegas

Melhoria? Aonde?
Isto não é proposta de melhoria que se apresente...
Continuam a nos insultar e rir da nossa cara, acham que somos idiotas...
E como um colega já comentou, e claro que não devemos aceitar essa miséria, mas a próxima proposta, já no mês de maio, vai ser com certeza de 3% e assim por diante, vão continuar tentando misturar ACT com PCCR e PPR, e como já dito anteriormente uma coisa não tem nada haver com a outra, a luta agora é pelo ACT, quando terminadas as negociações que cheguem ao nosso contento, será hora de brigar pelo PPR, onde já se viu o lucro da empresa é 83% maior do que no ano anterior e nosso repasse é o mesmo do ano passado, um absurdo.
E após essas duas lutas teremos que discutir o PCCR, mal apresentado até o momento...
Descaradamente estão nos enrolando, enquanto arquitetam a candidatura a prefeitura.
Abrem um concurso para cargos técnicos, mas não especificam a área e na maioria dos cargos as vagas são CADASTRO DE RESERVA, não seriam vagas para custear a campanha?
E quanto a Festa do Dia do Trabalhador, o que está por trás disto? CAMPANHA ELEITORAL? Pressão para que aceitemos o ACT, PPR e PCCR?
Para aqueles que resolverem ir e se algo nestes termos forem abordados na festa deveríamos vaiar sonoramente as pessoas envolvidas, virarmos as costas e ir embora...
Não há mais tempo a perder.
Não vamos aceitar esta nova proposta ridícula. Não vamos mais dar tempo a esta corja de políticos vagabundos que acham que dirigem nossa empresa.

GREVE JÁ

Os salários praticados pela Sanepar são aviltantes. Não há como uma empresa que, volta e meia, gaba-se pelo lucro que obteve ano após ano, conjugado com um aumento absurdo da tarifa, remunerar os seus funcionários desta forma.

Veja o caso de um téc. adm com 5 anos de casa que ganha não mais do que 1.000 reais. Isto sem contar que, em regra, exerce a função de analista por pressão de seus chefes.

A diretoria da empresa teve a capacidade de ficar 1 anos e pouco enrolando para não apresentar nada de concreto, é um absurdo.

O interessante é observar como os saneparianos se calam diante de tantos absurdos. Aceitamos calados novos “funcionários”, mesmo sendo indicados por políticos com índole duvidosa ou, até mesmo, “funcionários” que possuem verdadeira adoração pela sogra.

O que o funcionário acima comentou sobre "cabides de empregos", veja; na calada da noite foi retirado do ar o sistema SRT do terminal mocha com o único intuito de não mostrar mais quem assumiu algum cargo comissionado.

Pergunto: Estas pessoas possuem mais credibilidade do que um pai de família leiturista, do que um ag. operacional, que trabalha na merda – por vezes literamente -, um atendente do 115 que escuta merda constantemente, etc? Pensem que esta empresa é de cada um de nós mas, principalmente da população paranaense. Diretores se vão, gerentes estão e não são, agora, sanepariano sempre serão, não vamos nos calar.

O ideal neste momento é ao invés de ficarmos apenas gritando por aqui (na internet) "GREVE! GREVE! GREVE!" é conversarmos com nossos colegas de trabalho, debatendo o quão essa proposta é ridícula e conscientizá-los de que só conseguiremos garantir nossos direitos através de MOBILIZAÇÃO. Digo isso, pois uma boa parte é facilmente ludibriada por esse discurso "doce" de 20% de aumento e sequer preocupa-se em colocar na ponta do lápis essa proBosta...

CAROS COMPANHEIROS, NÃO VAMOS NOS DEIXAR ILUDIR COM ABONO NO FINAL DO ANO, PRECISAMOS MELHORAR NOSSO SALARIOS QUE É UMA VERGONHA, É MIOTO BOM UM DINHEIRINHO NO FINAL DO ANO, MAS O QUE NOS OFERECEM É APENAS UMA ESMOLA PARA NOS ENGANAR. ESSE VALOR DO ABONO PODERIA SER DIVIDIDO E INCORPORADO NO SALARIO, AI SIM SERIA GANHO REAL, NÃO VAMOS DEIXAR NOS ILUDIRMOS COM ABONO E COMETER OS MESMOS ERROS DO PASSADO, ORIGEM DA DEFASAGEM DO NOSSO SALARIO.

vamos aproveitar o ano politico vamos pedir um ganho real de 10% e nada de banco de horas queremos que as horas extras sejam pagas. queremos tambem a tal da licença sem vencimentos que até hoje só ouvimos falar e que é um direito do funcionario publico,mais a licença premio de 3 meses a cada 5 anos de serviço como deve ser com funcionarios publicos´pois no passado ja existiu isso na sanepar e mais permanencia do plano de saude mesmo apos a aposentadoria pois é quando o funcionario mais presisa.

ATENÇÃO


VAMOS ACORDAR SANEPARIANO!!!!

Quero aqui colocar algumas sugestões:

- BOICOTE AO ALMOÇO DO TRABALHADOR
(Querem nos dar pão e carne e ainda sai bem na foto com a tal "VALORIZAÇÃO".
Tá passando fome, vai lá comemorar o 2% que eles vão te dar, vai...

- VAMOS MARCAR UM DIA E PARAR A EMPRESA. (Façamos um apitaço ou um dia braços cruzados. Só um alerta para eles verem q não somos palhaços)
Ou então fica ai quietinho, sem se manifestar e aceitando o que lhe dão, sem abrir a boca)

O triste é ver que tem uns pobres coitados que já estão felizes com a proposta apresentada.

Vejam o que diz a Constituição Federal:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

ENTÃO PORQUE ESTA DISCRIMINAÇÃO COM OS EMPREGADOS DE NÍVEL MÉDIO BENEFICIANDO MAIS OS EMPREGADOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICO ESPECIALISTA???????

A empresa tá beneficiando mais os níveis superiores e técnicos especialistas. O empregados de nível médio e antigos novamente vão pagar a conta. Penso que nem os empregados novos de nível médio estão sendo beneficiados, pois estão tentando enganá-los porque o inicial prá eles também é ridículo.
VEJAM O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO COM RELAÇÃO A DISCRIMINAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE EMPREGADOS NA MESMA EMPRESA:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos;

;

saneparianos vcs acham que temos vantagens com nosso vale mercado de mais de 500,00 estão enganado pois a maior vantagem é da sanepar pois vale mercado diminui o imposto da empresa a ser pago para o governo, mais uma então se vcs acham que o salario mais os beneficios esta bom, vejam que não é bem assim uma empresa multinacional implantada na região metropolitana de Curitiba esta pagando um salario inicial de 1900,00 para quem quiser trabalhar no trtamento de esgoto interno da empresa´isso sem contar a insalubridade,vale mercado de mais de 200,00, refeições na propria empresa emais plano de saude. então e a sanepar?

Iaaaaaaa, act=7,58%, média de ganho 20%, eu num ganho nada, o chegado do chefe ganha 10% e o chefe ganha 50%, legal.
Sem contar que pelo que entendi a remuneração que ganhamos no código 106 Act07/08 que incorporar-se-a é tida como ganho real, legal a incorporação mas esse montante já recebemos então diminua-se dos 20% que falam que sera de ganho real,
Ficaria +- assim:

7,58, act/12

5,88 act07/08 (bem como a incorporação do evento 106-Sal.Adic.ACT 07/08 pelo valor máximo recebido (R$ 104,00), o que resultará em um crescimento real dos salários nas diversas carreiras).

3,72 2 steps 2011 = 17,18 (em janeiro e fevereiro a empresa já havia concedido aos empregados 2 steps (3,726%), relativos ao resultados da Avaliação 2011).

total 17,18%, dos 20%, sobra 2,82% e isso não é linear e sim em média.

Bom essa proposta não é novidade, é a cara da diretoria, só quero entender porque na PCCR no cargo operacional aumento somente migalha, salario de 944,94 +5,47 %+2%=1016,36 aumento de 71,42 infração + 2% ganho real, mais PCCR = 133,64 que equivale 1150,00 e área técnica salario 1639,84+5,47%+2% = 1764,13 um aumento de 124,29 infração + 2% ganho real, mais PCCR = 235,87 que equivale 2000,00 uma diferença no PCCR de 102,23 porquê essa diferença se diretor disse em reunião que a progressão vai ser igual para todos, mas a matemática deles deve ser diferente da nossa.

Hoje na Sanepar o empregado se obriga a fazer hora extra para ter pagar suas contas e isto quando pode fazer e vem no sabado e domingo deixando sua familia de lado para poder se manter e a empresa ainda vem com esta proposta absurda e ainda tem um monte de assesor e assistente que so estão no cargo por politica estes nunca trabalharão viviam pelos cantos da empresa sem fazer nada greveeeeeeeee

queria mostrar tbém minha indignação somos administrados por bucaneiros que enquanto não esfolarem a empresa totalmente não vão parar e me dói tanto mas tenho de dizer que saudade do Requião e até do Sr Stenio olha só.vi na materia do saemas que o ilustrissimo dir hallage quer embazamento para os pedidos do sindicato , é simples 2 anos 33% de aumento na tarifa o ppr desse ano é um afronto a TODOS os funcionarios da empresa menos pra gerentes e coordenadores que são bonecos vivos na mão da diretoria ah outra coisa pra justificar tem bases de leitura que eram em 8 hj estão em 5 sobrecarregando os funcionarios esses 5 então deveriam ganhar por 8? setor de manutenção onde era 3 agora 2, na industrial lugares que eram 4 agora 2 tenho certeza que todos conhecem fatos assim tbém a diretoria ja sabe com que esta lidando ela sabe que dando uma gorjeta aceitamos na hora só que to sentindo que esse ANO NÃO!!!não seremos embromados nem enganaos mais uma vez greve em todo estado e apoio do sindicato pra pararem as cidades pequenas tbém to resignado com essa empresa DEUS me de força e sabedoria pra passar num outro concurso e picar a mula.sem mais att Sr anonimo. GREVE.GREVE.

É chegada a hora de estirpar os políticos da direção da empresa.

Essa caterva são sangue sugas que não agregam nada e atravancam muitos processos por incompetência e falta de disposição para o trabalho.

É uma vergonha um empregado operacional que passa 6 horas por dia lidando com escremento humano e cheirando gás sulfídrico ter um salário base de menos de mil reais.

Os cargos de diretoria e presidência devem ser reservados aos empregados que construirem carreira ao longo do tempo. Os gerentes devem ter formação e treinamento específico nos processos e liderança de equipes.

Já são mais de um ano e não apresentaram nada de concreto. Somente redução de custeio mediante a "racionalização" dos processos. Por exemplo, na minha unidade, só pararam de pagar horas extras e sobreaviso, periculosidade e insalubridade de quem não trabalhava ou tinha real direito. No mais, tudo igual.

Greve já!

Bom dia.
Primeiro quero dizer ao SAEMAC (e outros) que já passou da hora de vocês começarem a fazer barulho. O presidente foi para a TV dizer que essa direção está "valorizando" os melhores funcionários da área de saneamento. QUANDO VOCÊS VÃO PARA A IMPRENSA desmentir tudo isso? "PELAMOR" de Deus, cavem espaço para isso. Isso é importante para que a população não fique repetindo que os aumentos nas tarifas servem para pagar "nossos" altos salários. SINDICATOS BOTEM A BOCA NO TROMBONE!!!
Segundo: Não quero discutir ABONO. Há tempos alguns de nós tem clareza que essa droga nasceu com dois objetivos: 1) DAR GANHO AOS ALTOS SALÁRIOS, JÁ QUE O PPR PASSOU A SER LINEAR; e 2) SERVIR COMO DESMOBILIZADOR NOS ACORDO COLETIVOS. Portanto, abono é a última coisa que deve entrar na pauta neste momento crítico.
Terceiro: Gente, PPR tem Decreto específico. Ao que consta não foi revogado, ou seja, ainda em vigor! O que precisa ser esclarecido é o percentual que está expresso em Lei. Aí sim, queremos que o SAEMAC nos ajude a clarear esta situação. Como vocês já perceberam nós lemos e interagimos aqui no Blogg. Coloquem alguma orientação sobre isso.
Por fim, penso que o período eleitoral pode nos beneficiar, já que esses "cabras" jogam com nossas esperanças.
Se for preciso vamos a luta!!!

PESSOAL!!! Para quem foi na apresentação do PCCR deve si lembrar bem que o diretor disse: PCCR É UMA COISA E O ACT É OUTRA????? sem palavra mesmo,pois estão somando tudo e não vai sobrar nada para esse PCCR...

um colega ai em cima disse dos cargos de gerentes,. é uma vergonha o que é feito aki na região de londrina. gerente que se aposentou voltou agora nesse novo governo cmo gerente de novo, e coordenadores de fora da empresa entraram., é sacanagem que funcionario vai ter estimulo numa empresa dessa?
nada de profissionalismo só politicagem é triste..

é uma vergonha tudo isso, ter que ficar mendigando algo que é de direito do trabalhador,como pode um funcionário que entrou a 6 anos atras estar ganhando só 60 reais a mais que alguém que entra hoje ,vamos lutar por dignidade,vamos pedir greve pq só assim esperamos que haja um acordo merecedor para todos,justiça meu povo,espero que não tenhamos que pagar pelos que abaixam a cabeça e aceitam qualquer merreca!! é triste ficar sem pagar suas contas e não dar uma vida tranquila para sua família.

Como nosso nobre colega "Anonimo" disse alguns comentários acima:

ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


VAMOS ACORDAR SANEPARIANO!!!!

Quero aqui colocar algumas sugestões:

- BOICOTE AO ALMOÇO DO TRABALHADOR
(Querem nos dar pão e carne e ainda sai bem na foto com a tal "VALORIZAÇÃO".
Tá passando fome, vai lá comemorar o 2% que eles vão te dar, vai...

- VAMOS MARCAR UM DIA E PARAR A EMPRESA. (Façamos um apitaço ou um dia braços cruzados. Só um alerta para eles verem q não somos palhaços)


Creio que está no hora dos sindicatos organizarem uma paralisação para demonstrar a insatisfação dos colaboradores com as propostas apresentadas pela empresa. Não podemos aceitar mais migalhas da diretoria como o abono de R$1500,00.

QUEREMOS AUMENTO SALARIAL AGORA E NÃO PROMESSAS DE IMPLANTAÇÃO DE PCCCR.

AGORA É HORA DE DISCUTIRMOS O ACT 2012/2013 ONDE QUEREMOS UM AUMENTO REAL NOS NOSSOS SALÁRIOS, POIS ATE ONDE ME LEMBRO O LUCRO LÍQUIDO DA EMPRESA CRESCEU 83% EM 2011,NÃO FOI 2%, E ESSE ANO COM O NOVO AUMENTO DE 16,5% NA TARIFA MAIS OS AUMENTOS ESTRATOSFÉRICOS DE MAIS DE 200% EM ALGUNS SERVIÇOS, O LUCRO DE 2012 DEVE CRESCER MUITO NOVAMENTE, É CLARO QUE NUNCA GANHAREMOS ESSA PORCENTAGEM DE AUMENTO (83%) DE UM ANO PARA OUTRO, MAS OFERECER 2% É MAIS UM TAPA NA CARA QUE LEVAMOS DA DIRETORIA.

só politicagem empresa aumenta lucro em 83% mas esta totalmente sucateada por falta de investimentos, um colega ai encima disse para boicotarmos o almoço do dia primeiro concordo e digo mais o melhor boicote é ir para o seu serviço no dia primeiro como se fosse um dia normal bater cartão e tudo mais, e ao inves de trabalhar fechar todos os registros de abastecimento de agua e desligar todos os equipamentos para parar mesmo. eles estarão comendo o tal churasco mesmo quando derem por conta ja sera tarde de mais. alguem concorda responda com um comentario

Postar um comentário