-->

Saemac já ingressou com ação para reaver as perdas com o FGTS!

Logo que começaram a surgir as primeiras notícias a respeito da defasagem do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e das perdas que os trabalhadores acumularam ao longo dos anos, o Saemac consultou nossa assessoria jurídica e ingressou com uma ação que beneficia todos os trabalhadores representados pela nossa entidade, sejam eles da ativa ou aposentados.

O ingresso da ação já se deu no ano passado e, por isso, a orientação é que os saneparianos não entrem com ação individual pleiteando esta questão. Isso porque não se sabe ao certo o resultado final, e a ação a ser proposta pelo Saemac terá abrangência para toda a categoria. Assim, o Saemac estará responsável pela representação de todos os saneparianos de sua base.

“No caso, se a ação for julgada procedente, vamos fazer a execução de forma individual para todos os representados, sem o perigo de ter o pedido negado e a condenação em honorários de sucumbência (honorários que o vencido tem que pagar ao vencedor para que este seja reembolsado dos gastos que teve com a contratação do advogado que defendeu seus interesses no processo). Se for considerada improcedente, quem vai pagar os honorários de sucumbência será o sindicato e apenas uma vez, o que não ocorreria com milhares de ações individuais, no caso de improcedência”, esclarece Dr. Roque.

Ainda assim, para quem deseja ingressar com ação individual, temos uma orientação: caso a ação seja ganha e você consiga a correção dos valores, saiba que a diferença a mais será depositada na sua conta do FGTS e você não poderá contar com esse dinheiro para pagar os honorários advocatícios. É preciso ter um dinheiro de 'reserva' para este fim! Então, pense nisso antes de contratar um advogado particular.

2 comments:

Seria interessante informar qual o percentual cobrado pelo advogado na ação. Se for menos que 20% tudo bem,mas se for mais que isso não compensa, melhor entrar com ação individual. O percentual deveria ser até menos que 15%, pois já veio advogado na Sanepar oferecer entrar com ação do FGTS por esse valor.

Olá Alex!
Em sessões de assembleias realizadas em 2010 (conforme você pode conferir neste link:http://saemac.blogspot.com.br/2010/10/trabalhadores-aprovam-o-valor-das.html) foi definido que os associados que estiverem em dia com as contribuições sindicais pagarão 15% do valor bruto (apurado ao final de cada ação ganha); e os não associados ou associados que estejam em situação de inadimplência com o Saemac pagarão o dobro do valor (30%).

Postar um comentário