-->

Demorou, mas veio: Sanepar envia proposta sobre o PPR 2013!

No fim da tarde da última sexta-feira (7), a Comissão de Relações Sindicais da Sanepar encaminhou ao Saemac a proposta referente ao pagamento do PPR do exercício 2013. No documento, assinado pelo sr. Glauco Machado Requião, "a empresa propõe modificar a base de cálculo do PPR, para o PPR de 2013 a ser pago em 2014, além do limite máximo de 25% dos dividendos obrigatórios, que sempre foi o critério que serviu de base para o cálculo do benefício, para que também sejam considerados, na referida base de cálculo, os dividendos adicionais e/ou juros sobre o capital próprio que eventualmente venham a ser concedidos aos acionistas privados, podendo chegar a até mais 25% do lucro líquido, a partir de 27 de agosto de 2013, dependendo do atingimento de metas e indicadores complementares".

Em outras palavras, a empresa está disposta a pagar o montante de 25% sobre o 50% do lucro que, de acordo com o novo acordo de acionistas, será distribuídos aos sócios privados da companhia. No entanto, ao aceitar essa proposta, os saneparianos "expressamente outorgarão à SANEPAR ampla, geral e irrevogável quitação" dos valores de PPR de 2011 e 2012, que atualmente tramitam na Justiça, "para dos mesmos nada mais exigir a tempo algum".

Confira abaixo a proposta na íntegra. Dentro de alguns dias estaremos divulgando o calendário das sessões de Assembleia Geral Extraordinária para apreciação e deliberação em relação à esta proposta:



11 comments:

Gostei. Isso nos dá bases futuras melhores. Conforme analise do colega Eduardo da leste: Assunto: PPR
Para conhecimento, ótimas noticias....

Bom DIA Pessoal!!



Após anos de negociação, finalmente tivemos um enorme avanço na questão PPR.

Exatamente as 17:30 de sexta feira (07/02/2014) a empresa enviou ao Saemac uma proposta oficial e tão esperada, refente ao repasse aos funcionários.

O sindicato estará organizando ainda esta semana um calendário e convocação para assembleias a serem realizadas em no maximo 15 dias.

A proposta digitalizada estará disponível até o final do dia, no site do Saemac.

Aproveito para agradecer a todos que acreditaram que seria possivel esta conquista.

A proposta diz basicamente:

A empresa estará oferecendo 25% da parcela do lucro repassado aos acionistas, como já vinha sendo praticado nos anos anteriores.

E também 25% do juros e ganho do capital proprio, que é a diferença paga aos acionistas, montante este que a gente vinha brigando até judicialmente.

Em resumo: 25% do montante total repassado aos acionistas, exatamente os funcionários queriam, claro que isto estaria atrelado ao atingimento de metas, que logicamente não seriam metas impossíveis, pois isto implicaria em desgaste no próprio desempenho da empresa e da diretoria, o que não é a postura esperada pelos investidores.

Em contrapartida nós daremos a quitação dos PPRs de 2011 e 2012, e retiraremos o processos que tramita na justiça.

Lembrando que o contrato de acionistas vai até 2021 e se aprovada a proposta em assembleia, teremos 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021. 9 anos que possivelmente serão repassados nos mesmos moldes.

Só não vi na carta, esses anos subsequentes incluídos como afirma o colega Eduardo no seu e-mail. Esse compromisso não ficou definido nela. Seria somente 2013 pelo que vi. E o(s) processo(s), não é(são) causa(s) ganha(s)? É bom ver todos os ângulos da questão. E ao Saemac, cabe discuti-los exaustivamente, para não ficarem brechas prejudiciais para o futuro.

A proposta chegou mas eu não encontrei o item 5.5 letra D no acordo de acionista, além disso, a proposta não diz expressamente quando iremos receber os 25% do que for repassado ao acionistas caso seja aprovada.
Esta proposta deixa claro que esse cálculo é para "a referida base de cálculo" ou seja, apenas para o PPR 2013, e nos próximos PPRs, vai acontecer a mesma palhaçada de 2011/2012? E agora SAEMAC, vamos deixar os PPRs de 2011 e 2012 de lado para ganhar um pouco mais esse ano? E os PPRs de 2014,2015...?

Acho uma vergonha fazer proposta pelo q já nos é devido, o mínimo q a empresa deveria fazer seria pagar os R$7.000,00 q nos deve dos ppr anteriores, e voltar a pagar os 25% q antes de 2011 vinham pagando. Outra coisa é aceitar uma porcentagem de nada, 25% dq ? Não saiu o balanço da empresa ainda, embora tenha arrecadado 1 bilhão a mais q 2012, não sabemos qto vamos receber. O valor de mercado q em 2011 era de 575 milhões de reais hoje é de pouco mais de 3 bilhões de reais, a tarifa de água e esgoto subiu em 3 anos 41%, todos os serviços da sanepar foram reajustados, a maior parte para cima, oq baixou foi nosso ppr e a força de vontade de lutar atrás de direito, não é favor, é DIREITO pow, acordem !!!

A proposta é interessante, resta saber os detalhes que não ficaram bem claros, como levantado pelos colegas, "a referida base", é para todos os anos subsequentes?

O que seria estes indicadores complementares??? E o item 5.5 da letra D??? Acho uma bom proposta mais temos que saber estas informações.

PPR 2011 e 2012 continua ação, e vamos discutir 2013 em diante. Fica muito fácil retirarmos do bolso o nosso dinheiro e entregar de graça para máquina do Governo Falido.
Mais um golpezinho escondido em acordo.
Acordo pra quem??????

Olha acho que não adianta chorar sobre o leite derramado, não era exatamente por isto que estavamos lutando, 25%. E 2011 e 2012 nós já não recebemos?!?!?!?..... vocês acham justo jogar ao vento a oportunidade que tanto queriamos por 2 processos que nem imaginamos qual será o resultado?? Acordem.... está proposta está a contento sim,......., vamos aceita-la e nos focar na ACT completa...... pois o aumento real sim que faz diferença a curto e longo prazo.........

Acho que devemos aceitar, tendo em vista os anos que vem por aí, é uma proposta boa, pessoal devemos pensar muito bem, querem somente dois anos ou muitos que vem pela frente, alias, não é garantido que vamos ganhar 2011 e 2012, podemos perder também, e aí? Ficamos de mãos abanando depois?

concordo com vc vida nova... devemos focar no act completa, pois osalário da Sanepar é uma vergonha, eu tenho vergonha de falar o vlr
do meu salário liquido pra meus colegas R$885,88 e uma miséria de
penosidade 5%. (realmente uma pena). ainda bem q não pg aluguel.

A proposta é muito, muito ruim!
O texto em questão expõe alguns critérios para que alcancemos o percentual de 25% dos dividendos, além disso deixa bem claro que o teto máximo é de 25% e não há garantia do alcançe do percentual toatal.
A base de cálculo para o benefício não mudou nada, ainda é a mesma adotada nos anos anteriores, no entanto há mais um agravante, o PPR, se aprovada a proposta, será atrelado ao atingimento de metas e indicadores, podemos ganhar mais ou menos, ou nada.
Por fim estaremos abrindo mão do que é devido nos anos de 2011 e 2012, assumindo a responsabilidade dos valores dos anos posteriores.
Já não basta salarios ruins?? Já não basta metas e indicadores para PCCR?? Já não basta mais de 500 assessores,comissionados ganhando 5x,6x, 7x mais que nós trabalhadores saneparianos??

Postar um comentário