-->

Sindicatos protocolam pauta mínima com esclarecimentos para Sanepar

Na tarde de hoje, os representantes sindicais entregaram em mãos ao diretor administrativo da Sanepar, Antonio Hallage, os dados oficiais referentes à pauta mínima que os sindicatos da categoria elaboraram para dar continuidade às negociações do ACT 2012-2013. Diante disso, esperamos que a próxima reunião seja agendada o mais rápido possível. Confira a pauta e todos os esclarecimentos:


40 comments:

agora é esperar 1 semana, se nada ocorrer na minha humilde opinião é Greve neles..deixe a peruca voar..

Saneparianos

Vamos complementar estas justificativas?

Ou será, que esses diretores conseguirão enxergar nas entrelinhas?:

- que nós saneparianos não estamos conseguindo sobreviver com esse salário;

- que muitos de nós somos obrigados a ter outro trabalho para complementar nossa renda, e por isso perdemos nossa qualidade de vida;

- que estamos há mais de 10, 20, 30 anos nos dedicado a esta empresa e sim, somos os principais responsáveis pelos títulos de excelência que a SANEPAR recebe;

- que muitos de nós até poderia se cadastrar na Tarifa Social, pois nosso salário é compatível com as exigências;

- que o aumento nos preços de serviços e das tarifas da SANEPAR também refletem no nosso orçamento, e ainda temos que justificar para nosso cliente que a empresa precisava deste reajuste;

Enfim.... justificativas para nosso reconhecimento não falta.

Chega de tapinha nas costas (ou chute na b...), precisamos ser valorizados e isso só acontece quando podemos ter orgulho de falar não somente do nosso desempenho, mas também do nosso salário.

Gostaria de postar aqui aos sindicatos meus parabens, em especial ao SAEMAC o qual sou representado .

Empresa e Diretores!
Vcs q almejam e estão conseguindo indices record de lucros, produtividade e remuneracão de acionistas, valorizacão das acões da empresa, excelencia de empresa no setor, será q vcs são tão cegos q não enchergam q tudo isso não vem só do capital e sim tb do trabalho de todos.
Precisamos ser humilhados desta maneira por vcs, nào nos dando o devido valor.
Vcs estão brincando com coisa séria.
Onde está a parcerias com os empregados, ou ela está sómente com os acionistas.(capital).

Novamente parabéns aos sindicatos por essa união, os trabalhadores agradecem, pois por muito tempo sofremos devido a essa falta de interação sindical, e a empresa se aproveitava disso.

Mas como foi dito, essa é a pauta MÍNIMA de reivindicação, se essa empresa realmente nos valorizasse, além de aceitar essas propostas, deveria melhorar muitas outras coisas, como a escala 6X4 por exemplo, que é um sonho dos operadores e não gera nenhum ônus para a empresa, pelo contrário teria operadores mais motivados e não teria tanta defasagem nesse setor, mas aí já acho que é sonhar alto demais, essa diretoria está longe de valorizar alguém, a não ser que vc seja acionista aí é uma outra história.

Isso é o minimo que esperamos desse governo e dessa diretoria ai constituida, valorização e reconhecimento, mesmo que tardio, pra que possamos ter dignidade e qualidade de vida pra nos e nossas familias.

Parabéns sindicato é assim que se negocia,pedindo aumento e justificando o porque é necessario o aumento.Quero ver acharem desculpas agora.Se não derem é greve e acabou a conversa.Vamos aos tribunais e veremos quem ganha

Nunca tinha visto tanta firmeza nos sindicatos e tamanha união das entidades em prol dos seus representados!

Mesmo pessoas que só sabiam criticar o SAEMAC estão, neste momento, orgulhosos deste sindicato.

Vamos em frente, chegou a nossa vez saneparianos!

Cadê os 400,00 minimos que foi sugerido inicialmente??
tinhamos que pedir isto como mínimo, a empresa tem condições de pagar mais. pois nós é que sustentamos ela, a Diretoria não faz nada além de mostrar os resultados que nós fazemos acontecer!

ja esta bem melhor do que no começo, mas mesmo com o aumento de 18,38% que os sindicatos estão querendo nós vamos ficar com o menor salario tanto entre as estatais do Parana como entre as empresas de saneamento do outros estados vejam só com os 18,38% vamos chegar num salario base de aproximadamente 1116,00 mas na pesquisa ja apresentada pelo proprio saemac a compagas ja estava com um salario base de 1156,00 se a compagas tiver apenas o reajuste do inpc vaichegar no salario estimado em 1219,00, da mesma forma a SABESP que nas pesquisas salario de 1109,00 mais INPC 1169,00. vamos avaliar isso melhor pessoal estamos com o pior salario da categoria novamente. e me pergunto vamos aceitar isso? ou vamos lutar por mais? queremos salario base apartir de 1300,00 e repase por tempo de serviço

O que me deixa muito, mas muito aborrecido é imaginar que eles não estão nem aí... Tem tudo que precisam e acham que nos fazem um favor. Pergunto-me se fazem de sacanagem publicar no BIS os lucros recordes, os prêmios, os intercâmbios internacionais... E ainda exigem justificativa para algo que eles tem profundo conhecimento, ou seja, nossa histórica defasagem salarial.
Depois desta semana, não consigo imaginar outra forma senão radicalizar. Acredito que muitos, como eu, imaginavam nunca mais precisar fazer greve na sanepar. Mas, estou convencido que para não passarmos fome, este será o único caminho. Rezo para que todos os sindicatos, mas principalmente o Saemac (por ter a maior base) nos ajudem. Essa diretoria é como cachorro de rua, se sentirem o menor cheiro de medo, virão na nossa jugular. Pelas manifestações e conversas com diversos colegas, acho que este é O MOMENTO. Se não for agora, só nos resta seguir o caminho de outros e procurar quem nos remunere de maneira justa.
Alguém comentou da necessidade e ir para a imprensa. Concordo plenamente com essa funcionária. E, somente os sindicatos podem trilhar este caminho. Façam o quanto antes, para que o povo conheça nossas dificuldades.
E, este governo está demonstrando que não era diferente do anterior.

É um absurdo ter que justificar que merecemos uma valorização real como a proposta pelo sindicato, aqui não tem crianças nem ignorantes, esses diretores brincam com a capacidade intelectual do sanepariano, isso e os baixos salários são o principal agente desmotivador,o que faz o melhores profissionais se debandarem para outras empresas. Lamentável!!!

Pelo menos com isso tudo temos aprendido a não confiar em nada do que essa diretoria diz, pq depois que passar o ACT, eles vão tentar nos enrolar no PCCR, que antes de sair do papel já está perdendo a credibilidade devido a morosidade e a falta de informações, e no PPR, que só na Sanepar que acontece esse tipo de coisa, como o lucro aumentar e a participação nos resultados não aumenta.

Os concursos que me aguardem, pois não medirei esforços para abandonar essa empresa, infelizmente, mas é a realidade.

Funcionário! è você mesmo!!!! Acorde!!! O momento de batalhar por algo melhor é AGORA. O Sindicato está fazendo o seu papel e você? Não se deixe levar por esse jogo de cartas marcadas - Acordo é agora e Plano de Cargos nem deveria estar sendo discutido nesse momento - nem sabemos ao certo como será. Vamos debater, dar a nossa opinião no site,esclarecer nossas dúvidas.PENSE se é assim que você quer continuar vivendo, contando as migalhas pra pagar as contas e não ter perspectiva nenhuma de futuro. A sua decisão afeta a de todos. O teu valor é medido apenas em 2%? ACOOOORDA .......

Olá Companheiros,

Parabenizo os sindicatos até o momento, pela união apresentada este ano com relação as negociações do ACT. Não sendo cada um atirando para um lado, creio que as particularidades devem ser negociadas em termos aditivos.

Analisando a pauta mínima, vê-se que pelos dados apresentados, o solicitado não é nada de impossível, a companhia fatura altíssimo as custas do suor do trabalhador, está na hora da contra-partida.


ESTÁ NA HORA DE SERMOS RECONHECIDOS OU ENTÃO G R E V E!!!

GREVE GERAL ... JAAAAAAAAAAAAAAA

AMIGOS, É HORA DE UNIRMOS FORÇAS, E, SE A EMPRESA NÃO NOS OUVIR E RECONHECER O NOSSO MERECIMENTO, VAMOS SIM CRUZAR OS BRAÇOS... VAMOS CONVOCAR O MAIOR NÚMERO DE SANEPARIANOS E PARAR A EMPRESA!... VAMOS MOSTRAR AOS NOSSOS DIRIGENTES QUE SOMOS PESSOAS, SERES HUMANOS E QUE NECESSITAMOS DE MELHORES SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE VIDA, COM DIGNIDADE...

SE NÃO FORMOS ATENDIDOS... É GREVE SIM!!!...


NÃO DESISTIREMOS JAMAIS... VAMOS PARAR TUDO, PESSOAL!!!...

Pode aumentar 5, 10, 20% o salário. Mas o que interessa é que possamos conquistar o adicional de penosidade.

Bom lembrar que 18,38% é a "reposição da perda salarial" e não valorização, pra uma empresa que o lucro cresce 83% de um ano pro outro, o reajuste deveria ser de pelo menos 30%, mas isso todos sabemos que é IMPOSSÍVEL dessa diretoria fazer, pq sobre valorização eles só sabem no discursso, pq na prática não sabem nada!!!

Anônimo disse: 15 de abril de 2012 21:40 Responder
Pode aumentar 5, 10, 20% o salário. Mas o que interessa é que possamos conquistar o adicional de penosidade.

--------------

Muito bem o que disse o colega. Inúmeros operadores de ETA iniciam seu trabalho as 3, 4 ou 5 hs da madrugada e assim fica evidente que DORMEM MAL, TOMAM CAFÉ MAL, E ALMOÇAM NO MEIO DA TARDE.

Aí descansa-se um pouco e então já esta na hora de tentar dormir para a próxima madrugada de escravismo sanepariano...

Em suma: não temos direito de assistir a um jogo, de sair para comer uma pizza ao fim da tarde (nem dinheiro para isto), isenção de expediente, ter uns três ou quatro
dias para fazer uma viajem...

Se quer conseguimos chegar em casa e estudar pra tentar melhorar a nossa situação. Estamos sempre cansados, esgotados e ainda pensam que não trabalhamos!

COLEGAS, NÃO VAMOS MISTURAR AS COISAS...SE COM A REPOSIÇÃO DE 18,38% NÃO CHEGARÁ NO VALOR INICIAL QUE A EMPRESA OFERECEU ( 1.150,00 ), A PROPOSTA DOS VALORES DO PCCR JÁ ESTÁ FEITA PELA EMPRESA;
NESTE MOMENTO ESTAMOS FALANDO DE ACT E NÃO PLANO DE CARREIRA...VAMOS NEGOCIAR O ACT, O PCCR SÓ VEM MESMO A PARTIR DE 1º DE JULHO...VAMOS AUMENTAR NOSSA UNIÃO E BATALHAR PELO QUE MERECEMOS.

A DIRETORIA DEVERIA DAR UMA OLHADA NOS NÚMEROS DA PESQUISA APRESENTADA ATÉ O MOMENTO NO BLOG DA FUNDAÇÃO SANEPAR, A CERCA DO MOTIVO PELOS QUAIS OS FUNCIONÁRIOS PEGAM EMPRÉSTIMO, RESUMINDO: 36% PARA PAGAR DÍVIDAS, 49 % PARA AQUISIÇÃO DE BENS ( CASA PRA MORAR/MEIO DE TRANSPORTE ). SE TIVESSEMOS UM SALÁRIO DÍGNO NÃO ESTARÍAMOS INDIVIDADOS COM EMPRÉSTIMOS E NEM ESTAR RECORRENDO A EMPRÉSTIMOS PARA ADQUIRIR UMA MORADIA, PAGARÍAMOS UM FINANCIAMENTO DECENTEMENTE.

PARA QUEM JÁ TEM, FICA DIFICIL ENTENDER ESTA QUESTÃO.....MAS POR FAVOR, SE ESFORCEM, TENHAM SENSIBILIDADE.

Todos sabemos que quando se trata de acordo coletivo, não tem conversa com a diretoria da Sanepar.
Não há outro caminho se não a paralisação. Infelizmente é assim que funciona. Mas se não lutarmos por nossos objetivos e direitos, quem lutará?

Mais uma ves parabenizo os sindicatos pela união e força que estão mostrando dessa forma não teremos medo de fazer greve e de um sindicato aceitar propostas ridiculas atrapalhando outros acreditamos em voces , quanto mais ganharmos mais contribuimos com voces nenhum sindicato deve se vender , quero pedir tambem a atenção dos sindicatos para as pessoas que assumem cargos com remuneração maior seja feito o enquadramento já no primeiro mês pois temos de entrar na justiça para conseguir o mesmo depois de anos isso não é justo.

Infelizmente onde tem politicagem é assim que funciona, cada mudança de governo chovem diretores da Sanepar, e junto um numero sem fim de acessores.
Infelizmente pessoas que sequer sabem o que é a empresa, só querem um salário bom e mordomias que só o poder público proporciona.
Quem sabe lançar na mídia um escadalo da Sanepar não seja o melhor remédio, afinal o país de um modo geral esta assim, falcatruas e rolos, envolvendo políticos (bandidos) eleitos pelo povo e fazendo essas barbaridades.
Quando trata-se de aumento para o trabalhador tudo emperra, por mais defasado que esteja o salário, quem está no comando acha demais, mas dos seus acessores e apadrinhados está no nível.
Fala-se em valorização do empregado, mas que valorização é essa, se nossos diretores vem de fora, será que nossos empregados são imcompetentes para assumir tais cargos?
Não, é que a empresa tornou-se cabide de emprego para àqueles que tem bom sobrenome, os não conseguiram de eleger, são de uma competência extremada (competência política) diga-se de passagem.
Então isso que a empresa está pregando em termos de valorização é apenas balela e discurso pronto de quem não conhece a empresa, não começou pelo chão de fábrica, conhecendo todos os processos, todas as áreas, como diz o velho ditado SABER FAZER PARA SABER MANDAR.

Gostaria de saber como a população vai reagir ao saber que a diretoria da SANEPAR aumentou em dois anos, mais de 30% na tarifa de água, com lucros de mais de 100% em um ano e quer repassar "isso aí" para os funcionários.
Será que isso vai ser bom para o Governo do Paraná? Ou poderá perder votos?
Fica minha pergunta para quem quiser responder.

Caros colegas dependendo do que Diretoria decidir, podemos fazer uma mobilização e exigir uma troca da DIRETORIA, fazemos um abaixo assinado e protocolamos junto ao governador, somos funcionários e ao mesmo tempo somos clientes da empresa! se a diretoria não colaborar, nós somos em maior numero, 6000 funcionarios para 10 diretores, veremos dai quem tem mais força. 10 diretores dizendo que a empresa vai bem, ou 6000 funcionarios trabalhando descontentes não se preocupando com resultados, somente trabalhando!

CONCORDO C/ O COLEGA ACIMA, MAS QUEM É QUE TEM CORAGEM DE ENCABEÇAR UMA ABAIXO ASSINADO????? QUEM? QUEM?...DOU-LHE UMA...DOU-LHE DUAS....

Infelizmente tem muitos colegas achando que a proposta é boa, porque tem um abono legal... concordo, é bom!
mas seria mto melhor dividir esse valor em 12 e incorporar no salario... quando voce for se aposentar, OS ABONOS nao vao ser calculados para sua aposentadoria....
precisamos lutar por aumento REAL em primeiro lugar...

Aqui posto como anonimo mas o SAEMAC tem a minha identificação! Se precisa alguem ser o primeiro a rubricar este abaixo assinado aqui estou estou. Se eu notar qq tipo de perseguição, nada que um mandado de segurança não resolva.

Quem esta na administração da Sanepar hoje, eram revoltados e críticos da gestão passada.

Obs.: não quero cargos por indicação ou por rebeldia!

Bom eu acho que tem que acabar de uma vez com este leva e traz; pois senão a proxima proposta da empresa será 3% depos 4% .....
vai saber quando que ela vai chegar ao proposto de 18%.
Devemos nos mobilizar e dar um basta nessa situação.Greve Já.

Deveria ser cobrado tbm os 25% de repasse do PPR aos funcionários, td bem que o PPR já está assegurador por decreto o seu pagamento, mas a quantidade não está, pq esse ano o lucro já aumentou e ano que vem irá aumentar mais ainda e nós continuaremos recebendo a mesma migalha de sempre, esse ano irão repassar apenas 8,7% e ano que vem podem repassar apenas 1% e teremos que aceitar calados.

Não podemos nos calar hj, para não sofrer amanhã!!!

Anônimo disse: 16 de abril de 2012 01:35 Responder
Bom lembrar que 18,38% é a "reposição da perda salarial" e não valorização, pra uma empresa que o lucro cresce 83% de um ano pro outro, o reajuste deveria ser de pelo menos 30%, mas isso todos sabemos que é IMPOSSÍVEL dessa diretoria fazer, pq sobre valorização eles só sabem no discursso, pq na prática não sabem nada!!!

BEM LEMBRADO, 18,38% NÃO TEM NADA DE VALORIZAÇÃO É APENAS REPOSIÇÃO DA HISTÓRICA PERDA SALARIAL, MESMO EU DUVIDANDO QUE A EMPRESA ACEITE ESSA REINVIDICAÇÃO, MAS SE ACEITAR, COM CERTEZA ELES IRÃO ENTITULAR COMO "VALORIZAÇÃO" PARA SE SAIREM BEM COM OS FUNCIONÁRIOS E NOS USAREM PARA CAMPANHAS AUTO PROMOCIONAIS.

Concordo com o sindicato, temos que lutar por melhores salários, ACORDO COLETIVO É ACORDO COLETIVO E PLANO DE CARREIRA É PLANO DE CARREIRA.

O PCCR É UM PACOTE FEITO PELA EMPRESA E JÁ ESTÁ PRONTO E O ACORDO SOMOS NÓS QUE DEVEMOS NEGOCIAR AS PERDAS. 2% É MUITO POUCO, É RIDÍCULO. GOSTARIA QUE O REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS TAMBÉM MANISFESTASSE APOIO À NOSSA CAUSA ATRAVÉS DE EMAIL`S, SEJA DA SANEPAR OU DO SAEMAC PARA NOS AUXILIAR NESTA LUTA.

ACHO QUE NÓS SANEPARIAMOS DEVEMOS DIZER NÃO À UMA REPOSIÇÃO DE SOMENTE 2%.OS 2 STEPS QUE RECEBEMOS EM JANEIRO E FEVEREIRO DE 3 E POUCOS POR CENTO É REFERENTE AO ANO PASSADO E POR NÓS MERECIDOS JÁ QUE A EMPRESA NÃO FEZ AVALIAÇÃO.

CONCLAMO À TODOS QUE TEM FAMÍLIA E AINDA SENTEM ORGULHO DE SEREM SANEPARIANOS, POIS NÃO BASTA PEDIR DEMISSÃO E PROCURAR OUTRO EMPREGO, MAS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS. VEJAM AS OUTRAS CATEGORIAS, NÃO SE INTIMIDARAM E CONSEGUIRAM MELHORES PERCENTUAIS EM SEUS SALÁRIOS, COM EXCESSÃO DOS POLICIAIS E QUE COM TODO O RESPEITO,MAS TIVERAM O DEPUTADOS MAURO MORAES QUE DEFENDEU A CATEGORIA E NÃO PRECISARAM DE MUITO ESFORÇO PRÁ SUAS CONQUISTAS.

OS PROFESSORES FORAM À LUTA E CONSEGUIRAM, ENFIM MUITAS CATEGORIAS LUTARAM E CONSEGUIRAM. É PRECISO QUE NÓS SANEPARIANOS TOMEMOS UMA DECISÃO EM PROL DE NÓS MESMOS E DE NOSSAS FAMÍLIAS. É AQUI DEIXAMOS ANOS DE NOSSAS VIDAS. GANHAR É UMA COISA, CONQUISTAR O AUMENTO DO SALÁRIO É MELHOR AINDA. VAMOS À LUTA COMPANHEIROS.

todo ano é a mesma coisa, a Sanepar sempre com o seu joguinho de espera,
envia uma proposta ridícula e os funcionários esperam a próxima que será melhor, envia outra ridícula e os funcionários esperam a próxima que será melhor... até chegar o ponto que os funcionários estejam cansados de serem humilhados e feitos de idiotas pela empresa que carrega nas costas e começar a se revoltar, diminuindo a qualidade e quantidade de trabalho, aceitando outros trabalhos e saindo da empresa, fazendo outros concursos e abandonando os anos de Sanepar. Contudo os diretores da Sanepar, adotando certa medidas para que seu quadro humano esteja sucateado da mesma forma que seu quadro estrutural. ou damos um ponto final nesta novela mexicana, ou começamos a estudar que este ano tem concurso. GREVE ! GREVE AGORA ! GREVE ANTES QUE SEJA TARDE !

Estamos desgastados perante a falta de reconhecimento. De fato sabemos da qualidade de nossos serviços e da importância desta empresa perante a sociedade paranaense. Não acho justo beneficiarmos o alto escalão (aquele que menos se preocupa com os baixos salários pagos para nós, grandes massa), pagando duas folhas nominais. Parece uma grande piada, nós queremos tanto um salário justo, um aumento justo, uma distribuição linear, e nos rendemos a acordos que possibilitam pagar milhares de reais para aqueles que poucos se empenham para resolver as questões VITAIS dos saneparianos. Abono Linear, isso sim é acordo justo, se tem que pagar 2000,00 que seja pra todos, 2500,00 pra todos. 50.000,00 pra todos. Será que precisamos realmente corromper aqueles que estão nos representando?
Alex Vinicius Faria - URUM - Umuarama

Anônimo disse: 16 de abril de 2012 15:51 Responder CONCORDO C/ O COLEGA ACIMA, MAS QUEM É QUE TEM CORAGEM DE ENCABEÇAR UMA ABAIXO ASSINADO????? QUEM? QUEM?...DOU-LHE UMA...DOU-LHE DUAS....


Caro Colega "Anônimo", existem Abaixo Assinados On Line, Ou podemos fazer via Papel Mesmo, mandamos para todas as reginonais e nao numeramos as paginas para não identificar o primeio assinante! somente pedimos que não sumam com as folhas! hehe!

Sanepariano, somos assim:
Não passamos fome, passamos vontade!
Temos ótimo plano de saúde, mas nos privamos de usar para que não seja descontado tanto no fim do mês.
Se temos carro bom, devemos em financiamentos.
Se morramos em cassa boa , é alugada.
Férias, só serve para pegar um dinheirinho a mais e pagar contas atrasadas.
Sabemos oque é praia se vamos aos jogos das associações (será que não vão cortar esses também?).
Isso é dignidade???

nada da sanepar se posisionar quanto a pauta minima para todos verem como eles eestão preocupados com os funcionarios. SAEMAC tem alguma data maxima para os diretores darem a resposta?

A maior vitória do Sanepariano será quando conseguirmos o Plano Fundação Sanepar em caráter vitalício, vejo que não há interesse nem dos empregados antigos que já têm como direito adquirido e muito menos da Cia.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.